Pesquise no Google

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Por que não seguir o exemplo do melhor carnaval do mundo?

Antes de tudo, mesmo de escrever, hoje quero agradecer... Agradecer, pois no fim de Janeiro o Blog PÍLULAS DO CABIRITA completou um ano de vida, um ano comentando o que ocorre em Uruguaiana, sem medo de se posicionar, e sem medo de criticar quando necessário, mas também com a humildade de elogiar quando merecido. Eu, Diego "Cabirita" Moreira, quero agradecer do fundo do coração aos 3.560 visitantes do PÍLULAS DO CABIRITA neste um ano de vida, ou seja, uma média de 300 visitas por mês!!! Feitos os agradecimentos, vamos trabalhar!!!

Bueno, hoje falo sobre carnaval. Inclusive, a partir de hoje, estarei volta e meia falando sobre nosso carnaval, já que falta um mês e meio para a festa e o negócio tá se movimentando, então vamos falar sobre bastidores, e postar os sambas, letras e informações das escolas de samba da nossa Uruguaiana!


Mas o que me leva a escrever hoje é o seguinte questionamento: quem está organizando o carnaval de Uruguaiana?

Hoje, quem organiza o evento é a prefeitura municipal, basicamente.

Na modesta opinião deste que vos escreve, sendo o carnaval uma festa popular, é mais do que obrigação da prefeitura municipal dar condições, físicas e estruturais para a realização do evento, mas a organização, esta deve ser feita por quem realmente faz o evento, e quem faz o evento são as escolas de samba.

Qual o melhor modo de se fazer isso? Através de um trabalho conjunto de estrutura física da avenida com a prefeitura, e a organização artística do evento sob responsabilidade das próprias escolas.


Quem sabe a criação de uma liga independente, ou uma associação de entidades carnavalescas, ou algo do tipo, para gerenciar questões artísticas (desfiles, regulamentos, eventos, etc.) e também gerenciar questões financeiras que seriam em prol das próprias escolas, tais como contratos de patrocínio, bares, alugueis, etc.

Eu ainda sonho com o dia em que esta estrutura de organização vai acontecer. Talvez neste dia possamos sonhar com um local ou pista de eventos, que abrigará um sambódromo que comporte nossa maior festa como se deve.

Acontece que, para termos uma liga ou associação de escolas de samba, primeiro é necessário profissionalizar a gestão das nossas escolas de samba, pois o carnaval hoje é um negócio. Se não for tratado como tal, ficaremos no amadorismo que muitas escolas de samba ainda possuem no seu trabalho.

A partir daí, poderemos ter um extraordinário ganho no nosso carnaval, com uma gestão profissional dentro das escolas de samba, uma liga ou associação forte e bem administrada, estrutura cedida pelo poder público, bons contratos de publicidade e transmissão (gerenciados e aceitos diretamente pelas escolas de samba!), leilões de bares e outros empreendimentos, contratação de serviços, e contraprestação de contas para a comunidade de Uruguaiana, além de poder buscar junto aos governos estadual e federal, verbas destinados a projetos culturais e de incentivo à cultura, e porque não, o projeto de um sambódromo!

Visto tudo isso, podemos perceber que tratar o carnaval como um negócio é um baita negócio (com o perdão do trocadilho/redundância), seja para as escolas, seja para a prefeitura, seja para quem gosta de carnaval, seja para incentivar o crescimento da festa e do turismo!


Como amante incondicional, independente de cores, do carnaval, torço para que nossos presidentes e diretores de escolas de samba acordem para esta nova realidade!!!

Mas agora, o negócio é curtir nosso CARNAVAL 2014!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...