Pesquise no Google

terça-feira, 11 de junho de 2013

O lado B de Uruguaiana

Uruguaiana é, de fato uma cidade paradoxal.

Não podemos negar que o progresso chegou, de fato, à nossa cidade. Ruas bem asfaltadas, arborizadas e bem sinalizadas, posto de saúde atendendo praticamente o dia inteiro, brigadianos nas ruas, fiscalização dos azuizinhos no trânsito, as obras da Foz do Brasil, assim que são finalizadas, tem as ruas recapeadas, praças lindas, espaços de lazer para os cidadãos passearem e tomarem seu chimarrão, teatro municipal, concha acústica, e muitas outras coisas.

Porém, há uma outra Uruguaiana que nem todos veem. Existe um lado B, onde o asfalto casquinha já era, crateras se formam nas ruas, a Foz do Brasil abre buracos a seu bel prazer e não os recapeia, não há médicos, sequer enfermeiros nos postos de saúde, falta água, falta luz, ruas intransitáveis, não se vê um brigadiano nas ruas, azuizinhos então nem se fala, e por aí vai.

Impostos todos pagam, mas o que dizer quando o centro da cidade está muto bonito, limpo e organizado, ao mesmo tempo em que outras partes da cidade estão abandonadas e caóticas em vários sentidos?

Faça um teste: ande pelo centro, observe as ruas, calçadas, policiamento, azuizinhos e tudo o mais. Depois, vá por exemplo, ao bairro Santo Inácio ou Hípica (tanto Hípica I quanto Hípica II) e veja a diferença. Se ainda não estiver contente, visite a União das Vilas, DNER, Rui Ramos. E se ainda assim não estiver satisfeito, visite a zona sul da cidade: bairros Cabo Luiz Quevedo, Tabajara Brites, Promorar, Proficar, RBS, Anita Garibaldi, João Paulo II e constate com seus próprios olhos a situação da nossa Uruguaiana.

Você verá que se trata de duas cidades. E isso que nem citei a situação do interior do município!

Para não me alongar mais nesse tema, deixo as seguintes reflexões:

1) até quando o executivo municipal vai fechar os olhos para os problemas dos bairros e só cuidar do centro, se TODOS os cidadãos pagam impostos de forma igual?

2) até quando o nosso legislativo vai ser cego, mudo e surdo em relação às atitudes (ou falta de atitude) do executivo municipal? Temos 11 vereadores e não vejo um que seja inquisidor, atuante na defesa das demandas do povo e da sociedade que possam vir a contrariar o governo municipal. O interesse de partidos e vereadores é maior que o interesse da sociedade uruguaianense?

3) a maior reflexão a meu ver... Até quando nós, cidadãos que pagamos impostos em absolutamente tudo, vamos assistir calados a miséria nos bairros e ostentação no centro? Até quando vamos ficar calados diante destes desmandos administrativos, onde poucos usufruem  do que deveria ser para todos? Até quando vamos abir mão do nosso poder como cidadãos, como povo que elegeu estes representantes que aí estão sem representar ninguém, a não ser a si mesmos e seus partidos?

Até quando Uruguaiana terá um lado B?

PENSE NISSO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...