Pesquise no Google

quinta-feira, 18 de abril de 2013

E assim nasce um "mijão"

Hoje, ia eu, Diego Cabirita, bem belo, para o trabalho, quando de repente, não mais que de repente, vejo a seguinte situação: uma mãe levando o filho para urinar no jardim que é situado ao lado do Mercado Público, em frente ao Corpo de Bombeiros.

O detalhe é que a cinquenta metros dali há um banheiro público, no terminal rodoviário de transporte coletivo. O que custava andar cinquenta metros e ensinar o filho a ser um cidadão consciente?

Esta criança muito provavelmente será um daqueles cidadãos que não terá muito respeito pelo próximo e pelas coisas públicas. Será aquele que passa no sinal vermelho do semáforo, que fura a fila, que faz xixi nas rodas dos carros no carnaval, o que sempre dará um "jeitinho brasileiro".

É assim que vemos que a educação de fato vem de casa. A escola não é responsável por educar, mas sim por formar o cidadão em sua totalidade. E o que vejo é que cada vez menos a educação vem de casa. Pais omissos, reflexo de nossa sociedade omissa, que vê tudo acontecer e nada faz, assim como os pais omissos.

Hoje os filhos tudo podem, tudo fazem, e os pais ainda acham bonito que seu filho brigue na escola, chegue atrasado a compromissos, não ajude nas atividades domésticas, tenha vida própria! Ora, eu com 16 anos não tinha vida própria, ajudava nas atividades da casa, cuidava de minha irmã e ainda tinha obrigação de ir bem na escola, e ai de mim se tivesse qualquer chamado da escola para os meus pais...

E aqui estou, bem vivo, consciente de meus direitos, mas também de meus deveres como pessoa, coisas que muitos dessa "nova geração" onde os pais não podem sequer dar palmadas, não sabem, mas não por culpa deles...

Mas sim por culpa dos pais, que desde que os filhos são pequeninos, afrouxam a corda da educação, fazendo todas as vontades do rebento, ou às vezes apenas aplicando reflexos de sua personalidade individualista, como a mãe que mesmo tendo um banheiro a cinquenta metros, leva o filhinho para urinar num jardim!

E assim nasce um "mijão"... Assim nasce um cidadão brasileiro!


Um comentário:

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...