Pesquise no Google

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

As inundações não são somente da água da chuva...

As frequentes inundações e alagamentos em nossa Uruguaiana expõem vários lados de uma frágil sociedade que sofre apenas pelas suas próprias escolhas.

Ultimamente todos tem reclamado do poder público, em relação aos alagamentos. Inclusive eu. É dever do município prover este tipo de demanda.

Mas esbarramos em alguns problemas, como por exemplo o secretário de obras nunca "tem conhecimento" do que está acontecendo na cidade, e não sei se isso é por preguiça ou incompetência mesmo, ou ainda poderá ser apenas uma forma de não bater de frente com os problemas.

Pois bem , além disso, temos as dificuldades financeiras de nossa prefeitura, que todos sabemos. Obras de escoamento de água advinda da chuva custam algum milhões. Milhões estes que nosso executivo hoje não dispõe. Nesse sentido, a saída será, mais uma vez, um endividamento com algum banco, para realizar uma obra necessária, já que assim como na imensa maioria dos executivos, gasta-se muito com a folha, e sobra pouco para investimentos em infra estrutura urbana.

Além do mais, temos uma grande questão de consciência coletiva que hoje não existe. Quantos destes cidadãos que reclamam das inundações não são os mesmos que jogam lixo nas ruas, depositam quinquilharias em terrenos baldios ou depositam lixo nas esquinas? Já temos poucas possibilidades de escoamento das águas advindas da chuva, e ainda muita gente "relaxada" (desculpem a expressão!) fico jogando lixo nas ruas? Por favor né, depois são os primeiros a reclamar.

Por fim, também contribui para as inundações o fato de quase todas as ruas da cidade estarem asfaltadas. Não, não sou contra o asfaltamento, pelo contrário, pois inclusive fui beneficiado pelo asfalto na frente da minha residência. Me refiro ao fato de que muitas ruas foram asfaltadas, e não houve um planejamento, sequer de instalação de bocas de lobo ou bueiros para escoar a água, pois antes, quando era terra, esta absorvia água, e agora, com o asfalto, isso não é mais possível.

O problema das inundações também é de responsabilidade do executivo, mas não somente. Para resolver isso, temos de cobrar previdências da prefeitura, um trabalho conjunto entre executivo e Foz do Brasil em relação ao escoamento, mas principalmente, uma maior consciência da população em relação ao lixo. Rua não é depósito, seja de lixo, móveis, ferros ou qualquer outro material.


Educação mede o nível de cultura de um povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...