Pesquise no Google

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Mais um Seu Valdemar...

Toda Uruguaiana já ficou sabendo da morte do Seu Valdemar, ocorrida no feriadão de carnaval, em frente ao seu estabelecimento, conhecido há mais de quarenta anos.

Os três indivíduos já foram capturados, inclusive sendo dois deles menores de idade. Palmas para o louvável trabalho da nossa gloriosa Brigada Militar, que mesmo com todas as dificuldades que enfrenta não somente em Uruguaiana, mas em todo o estado, consegue desempenhar uma função importantíssima.

A questão do assalto passa por muitas outras vertentes, que são tão latentes em Uruguaiana, mas parece que ninguém quer ver, assim como em muitas outras localidades do nosso país. Como sempre, se busca combater os efeitos, esquecendo a causa deste e outros atos de violência.

Não basta prender os assaltantes e assassinos, se a raiz do problema não for combatida. Dessa forma, sempre teremos vários Seu Valdemar, e muitos outros que perderam a vida na mão de bandidos.

As raízes do problema da violência são sociais. Não adiante reprimir os bandidos se não trabalharmos a questão da drogadição. Muito da onda de violência em Uruguaiana se deve a isso, pois hoje não basta apenas um "back" pra gurizada ficar "legal". Tem que dar uma "cheiradinha", ou então fumar uma pedra de crack. Um baseado baratinho, que dá uma "viagem" legal, se encontra em qualquer lugar da cidade. Todos sabemos. A Brigada sabe. As autoridades sabem! O problema é que em seguida a maconha já não é tão "maneira" assim, e o indivíduo passa para entorpecentes mais pesados. E para manter um vício que não é barato, estes viciados se desviam para o lado do assalto, furto, roubo, e se precisar matar por cinco reais, matam mesmo, na doididão de sua "viagem psicodélica" causada pelo efeito das drogas.

Mas a questão vai mais além. É necessário saber o motivo de os jovens estarem se refugiando nas drogas. Falta de perspectivas futuras, ausência da figura paterna, família desestruturada, falta de ensino de qualidade em escola integral, ausência do poder público em comunidades carentes, preparação precária (quando existe) para o mercado de trabalho... Enfim, são muitas as causas deste mal social que é a violência decorrente das drogas.

A questão é como o poder público e a sociedade podem trabalhar na busca por soluções que integrem estes jovens, na medida em que buscamos uma sociedade melhor.

Enquanto a sociedade civil organizada (que diga-se de passagem, em Uruguaiana é NADA organizada!) não perceber isto, continuaremos vítimas e reféns de uma sociedade criada por nós mesmos, quando deixamos de olhar o outro e passamos a olhar somente o nosso umbigo. Enquanto tivermos atitudes como esta, seguiremos assistindo no noticiário a morte de mais um Seu Valdemar por semana... E um dia, o Seu Valdemar pode ser um de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...